Transplante de Sobrancelhas

A cirurgia para restauração de sobrancelhas somente se tornou possível com a enorme evolução do transplante capilar.

É consenso entre os médicos que se dedicam ao transplante capilar de que o transplante de sobrancelhas é sem sombra de dúvidas a mais difícil das cirurgias de restauração de fios.

Só pra se ter uma ideia, em cerca de 6 horas consigamos implantar em média 7 mil fios numa calvície de couro cabeludo, porém um transplante de 500 a 600 fios para restauração de ambas as sobrancelhas dura cerca de 3 a 4 horas nas mãos de profissionais experientes.
As dificuldades se devem ao fato de que nas sobrancelhas o angulo de nascimento dos fios em relação a pele é bem mais agudo e deitado do que no couro cabeludo, o que requer o uso de laminas e agulhas para implante ainda de calibre bem menores dos que o usado na cirurgia convencional. Além disto, o direcionamento dos fios requer uma delicadeza maior na implantação, já que muda muito mesmo dentro de uma área pequena .
Em nosso meio, ainda a micropigmentação é a opção mais procurada para recuperação das sobrancelhas, mas acreditamos que isto se deva ainda ao desconhecimento da população acerca do transplante capilar e dos resultados extremamente naturais que conseguimos obter com a técnica.

Desenho ideal

O desenho ideal da sobrancelha depende de regras básicas que devem ser seguidas ao planejarmos o procedimento.
Depende também do sexo do paciente, etnia, formato de rosto e preferencias pessoais. Estes detalhes devem ser discutidos minuciosamente com nossa equipe previamente a cirurgia e eventualmente um designer de sobrancelha pode ser consultado.

Indicações

● Falhas pontuais ou mesmo perda total por excesso de retirada ou pinçamento
● Rarefação ou falhas por outras causas como hanseníase e hipotireoidismo
● Cicatrizes por diversas causas (acidentes, queimaduras, retirada de tumores no local….)
● Ausência ou defeitos congênitos no desenvolvimento da sobrancelhas (ex: Coloboma)
● Camuflagem de sobrancelhas refeitas por tatuagem ou dermopigmentação

A cirurgia

O procedimento é considerado de pequeno porte e dura em média 3 a 4 horas para restauração completa de ambas as sobrancelhas. Casos de restauração parcial em falhas pontuais ou adensamento requerem tempo menor. Na maioria absoluta dos casos realizamos o procedimento apenas com anestesia local, porém para pacientes mais ansiosas é possível fazer sob sedação com auxílio de anestesista. Em ambas as condições a paciente tem alta da clínica praticamente ao final do procedimento ou 1 hora após período de observação e recuperação.

Não existe no corpo área doadora que tenha fios com a mesma qualidade que aos da sobrancelha original. Utilizamos portanto como área doadora cabelos do couro cabeludo. Preferencialmente a paciente deve ter cabelos mais lisos e finos nesta área pois mimetizam melhor os fios originais da sobrancelhas.

Para recuperação completa de ambas sobrancelhas necessitamos de cerca de 600 unidades de 1 e 2 fios cada, sendo usadas 300 para cada lado. Para conseguirmos tal quantidade, fazemos remoção de uma faixa de couro cabeludo em média de 6 a 8 cm de comprimento por 1 cm de largura na região lateral do couro cabeludo logo superior a uma das orelhas. Esta remoção é feita sob anestesia local e na sequencia a área é suturada. Os pontos são removidos em cerca de 10 dias e a cicatriz resultante em geral é bem fina (1a 2 mm de largura) e completamente camuflada pelos cabelos já no dia da cirurgia.

Esta faixa de couro cabeludo é levada para os microscópios 3D e separada completamente em unidades de 1 e 2 fios com técnica de fio longo (cerca de 1 cm) para a implantação. O fio longo possibilita que durante o implantar vamos esculpindo as sobrancelhas, de forma que já temos uma prévia do resultado final assim que acaba a cirurgia.

O pós operatório geralmente é bem tolerável não sendo necessário uso de analgésicos na maioria dos casos. Devem-se evitar atividades físicas mais vigorosas como musculação e corrida nos primeiros 10 dias. Um inchaço na região das pálpebras geralmente ocorre por 1 a 2 dias, melhorando mais rapidamente com uso de compressa gelada. Sobre a sobrancelha transplantada colocamos um curativo aderente transparente discreto por 5 dias a fim de se evitar trauma ou manipulação desproposital da área durante este período crítico.

A evolução restante é similar ao do transplante na calvície do couro cabeludo, sendo que os fios transplantados crescerão em 15 dias e cairão em 15 a 30 dias. Após este prazo reiniciarão seu crescimento ao redor de 3 meses e o resultado final é obtido de 6 meses a 1 ano. Como nas sobrancelhas os fios não precisam crescer tanto quanto no couro cabeludo para um resultado satisfatório, em geral com 4 a 6 meses pós transplante já se percebem os benefícios.

Como os fios transplantados se originam do couro cabeludo, o crescimento destes após a cirurgia se dará na mesma intensidade da região doadora ou seja, 1 cm ao mês. Desta forma é imprescindível que se apare as mesmas a cada 2 ou 3 semanas.

 


Quer saber mais?

Ligue pra gente:

31 3274-4487 31 98478-6715

Ou preencha o formulário que entraremos em contato: