Terapia Capilar

No mundo contemporâneo, vivemos cada vez mais sob uma pressão de modelos de beleza e comportamento. A cada dia que passa, observamos no consultório pacientes que se submeteram a procedimentos capilares visando modificar o aspecto dos fios, como por exemplo: alisamentos, “escovas”, “chapinhas” e permanentes, levando muitas vezes a uma perda da qualidade dos fios. Além disso, uma série de doenças dos pelos e do couro cabeludo, como por exemplo, a dermatite seborreica (caspa), psoríase, Alopecia Androgenética  (calvície), levam a uma perda de qualidade dos fios. Diante disto, surgiu a necessidade de buscar formas de melhorar a qualidade e a cosmética destes pelos.

As terapias capilares são métodos de tratamento dos fios e do couro cabeludo para cabelos oleosos ou secos, quebradiços, sem brilho, porosos, volumosos. Visa ainda a melhora de descamações anormais, prurido (coceira), eczemas (alergias), foliculites, infecções, psoríase, dentre outros. Os diferentes procedimentos empregados agem no folículo piloso através de técnicas que aumentam a microcirculação capilar, melhorando o aporte sanguíneo local, contribuindo com uma melhor oxigenação e nutrição desses folículos, melhorando as alterações já citadas. O objetivo desta abordagem é minimizar as agressões aos cabelos e ao couro cabeludo por agentes externos, oferecer nutrientes adequados para fortalecimento dos folículos pilosos e a qualidade dos fios e corrigir desequilíbrio das glândulas sebáceas (seborreia e caspa).

Todos estes cuidados culminam com um efeito benéfico de estimulação das células germinativas, reduzindo a queda capilar. Os procedimentos realizados são decididos em conjunto com o médico assistente e a terapeuta capilar (fisioterapeuta ou enfermeira) de modo a aperfeiçoar o tratamento e obter os melhores resultados para o paciente. Alguns dos procedimentos realizados nas nossas sessões:

Massagem capilar – favorece o aumento da circulação local através do estímulo mecânico e do contato de óleos essenciais com o couro cabeludo.

Drenagem linfática – melhora o microambiente na derme (camada onde se localiza a raiz dos fios) através do escoamento da linfa em excesso, reduzindo o inchaço, o que melhora o aporte de nutrientes para o bulbo piloso. Usado principalmente em pacientes de pós-operatório de microtransplante capilar.

Máscara de argila – indicada em situações em que o couro cabeludo apresenta um excesso de detritos e células mortas (por exemplo: seborreia e psoríase) promovendo uma esfoliação do couro cabeludo, possibilitando um ambiente mais saudável e consequentemente uma melhor regeneração tecidual.

Fotobiomodulação e estimulação – laser de baixa fluência (LLLT Low Level Laser Theraphy) 650 nm e potência de 4,5 mw, de luz vermelha, é um método indolor e não invasivo. O raio penetra no couro cabeludo aumentando o metabolismo através do aumento da produção de ATP, melhorando progressivamente a qualidade, a força e a espessura do cabelo. Possui ainda ação anti-inflamatória com redução de edema, ocasiona um aumento da vascularização, melhorando a distribuição de nutrientes, acelera o processo de divisão celular e o crescimento epitelial para melhorar a cicatrização. Sob o tratamento ocorre um aumento de síntese proteica. Todos estes efeitos somados levam a diminuição da queda e estimulação do crescimento dos folículos pilosos. É um método seguro, possui um aval do FDA (órgão americano semelhante à nossa vigilância sanitária), e pode ser utilizado no tratamento da calvície feminina e masculina, associado ao tratamento medicamentoso. É ainda utilizado no pós-operatório de microtransplante capilar visando a recuperação mais rápida da cirurgia e uma resposta mais rápida ao procedimento.

Peeling capilar – desobstrui os poros removendo as células mortas. Indicado em quadros descamativos mais graves do couro cabeludo (ex: seborreia e psoríase).

Alta frequência – Age estimulando o fluxo dos vasos capilares que irrigam os bulbos e a raiz do cabelo. Acelera o metabolismo e melhora a oxigenação tissular. Tem ainda ação bactericida, bacteriostática e fungicida.

Ionização – utilizado para melhor penetração de agentes ativos no couro cabeludo.

Desincrust – utilizado para remover da superfície do couro cabeludo a gordura incrustada.

 


Quer saber mais?

Ligue pra gente:

31 3274-4487 31 98478-6715

Ou preencha o formulário que entraremos em contato: